23/11/21
Marketing de Influência: o que é e como funciona?
O Marketing de Influência (ou Influencer Marketing) é uma estratégia digital que tem conquistado cada vez mais empresas. Seu objetivo é trabalhar com produtores de conteúdo (os chamados influenciadores digitais), a fim de criar uma ponte até o público-alvo e gerar impacto.
Para que esse método seja realmente eficaz, é necessário conhecer: seu segmento; seus concorrentes; as referências dentro desse nicho; e, finalmente, o que o seu público consome. Não adiantaria, por exemplo, usar um influenciador nutricionista para promover uma ótica. Em contrapartida, a opinião desse profissional seria de grande interesse para a divulgação de um restaurante.
Outro fator capaz de determinar o bom funcionamento de uma ação de Marketing de Influência diz respeito à execução ou ao contexto da indicação. Quanto mais espontânea, confiante e autêntica for a recomendação do influenciador, maiores as chances de se obter resultados reais.
Vamos a um exemplo prático: após meses de confinamento no reality show Big Brother Brasil, a cantora Pocah visitou um de nossos clientes, o Sombra e Água Fresca Hotéis. Durante sua estadia, a ex-BBB registrou diversos momentos, valorizando a experiência proporcionada pelo lugar. A repercussão criada a partir do compartilhamento desse conteúdo nas redes sociais rendeu frutos positivos para o Sombra e Água Fresca, que teve sua autoridade reforçada por uma celebridade com alcance em todo o país.
Portanto, antes de buscar parcerias com influenciadores e colocar em prática ações específicas, estude o seu negócio e identifique oportunidades que envolvam sua audiência. Ou, se preferir, entre em contato e solicite um orçamento com quem tem experiência e entende do assunto.