Afinal, você sabe qual a importância da assessoria de imprensa?

A comunicação está cada vez mais integrada. A forma de conduzir a informação com estratégia só reforça a importância da assessoria de imprensa. Ela é a responsável por fazer a gestão da notícia com os veículos de comunicação, de divulgar ao público desejado de forma espontânea, seja um produto, uma empresa, um cliente, ao gerenciar aquela crise na mídia, tudo sendo conduzido por um jornalista, atuando na comunicação empresarial, política, pública, de acordo com o segmento contratado.

SUGESTÃO DE PAUTA, OS RELEASES

Agora vamos desvendar diferenças. A assessoria de imprensa administra a relação com a mídia, com um texto claro, atrativo para sugerir pautas, os releases, de seu cliente aos jornais, emissoras de TV, rádio, portais, revistas e demais canais de mídia. Ter bom relacionamento com a mídia, a visão do interesse do seu cliente e da redação/jornalista, saber o que de fato é notícia, fazem toda diferença para conseguir um bom resultado, que pode ser monitorado por meio de clipping, apontando o direcionamento do trabalho, com a coleta das citações nos veículos.

VENDEDOR DE PAUTA

O assessor de imprensa, o jornalista, é um vendedor da sua pauta, mostra a importância de seu conteúdo para conseguir os espaços na mídia, ficando à disposição da imprensa para dúvidas e atendendo da melhor forma.

NOTÍCIA EXCLUSIVA E MEDIA TRAINING

Apresentar uma notícia com exclusividade para determinado veículo é uma das estratégias que também são conduzidas por este profissional, além de orientar e fazer o treinamento para o assessorado conduzir com êxito uma entrevista, o media training.

ASSESSORIA COMUNICAÇÃO DENTRO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA

A assessoria de imprensa é um dos pilares da Assessoria de Comunicação, que tem ainda mais duas subdivisões: Publicidade & Propaganda e Relações Públicas. Em síntese, trata-se da atividade de administrar a informação. Importante entender a diferença dos termos e conceitos para conhecer o papel e cada um, atuando de forma integrada com a plataforma definida pelo cliente.

CONTRATE UMA ASSESSORIA DE IMPRENSA!

Enfim, tudo claro? Agora, se precisar de alguma nota de esclarecimento, divulgar de forma gratuita (espontânea) sua notícia nos veículos, produzir um texto jornalístico, buscar profissionais com experiência e bom relacionamento na imprensa, contrate um assessor de imprensa! Ele vai saber o que fazer.

CASE MRV EM NATAL - Gestão de Crise

Um dos cases mais desafiadores para a Fácil Comunicação foi elaborar estratégia para gerenciar uma crise da maior construtora do Brasil, a MRV, no mercado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 2012 e 2013. A agência atuou para reduzir o impacto negativo de uma imagem questionada sobre atraso na entrega de um empreendimento.

Foram feitas ações divulgando uma nova agenda positiva elaborada e, ao visitar os veículos de comunicação, um noticiário propositivo foi conquistado, apresentando, por exemplo, os planos de expansão da MRV no RN.

O resultado foi uma crise neutralizada nas redes sociais com as estratégias adotadas e a mudança no foco de exposição do cliente, voltando o público a comprar novamente os empreendimentos da empresa.